o voo dos gansos

A ciência descobriu porque é que os gansos voam sempre em bandos. Eles voam em bandos em forma de “V” porque cada ganso, ao bater as asas, sabe que causa um efeito no ar que ajuda o que vai logo atrás dele.

Dizem os cientistas que voando em “V”, todo o grupo aumenta pelo menos em 70% o seu poder de voo, comparado com o que faria outro ganso que voasse sozinho. Cada vez que um ganso sai da formação e sente a maior resistência do ar, mete-se logo no grupo para não perder a protecção do que vai à sua frente.
Quando o mais forte se cansa outro vai tomar-lhe o lugar.
Os gansos que vão atrás produzem um som próprio, fazendo-o muitas vezes, para alegrar os que vão à frente e assim manterem a mesma velocidade.
Quando um ganso adoece ou cai ferido, dois dos seus companheiros saem da formação e seguem-no para o ajudar e proteger, ficando com ele até que esteja de novo em condições de continuar a viagem, esperando por um novo bando.

gansos1.jpg

Esta história foi-me contada pelo meu avô que a leu, já não sei onde, e disse-me que todos os meninos haviam de aprender a ajudarem-se uns aos outros, como os gansos, em vez de serem egoístas (por copiarem os comportamentos de muitos adultos).

E disse-me também outra coisa – avisando-me logo que eu ainda não tinha idade para entender – que foi:
– Se todas as pessoas que estão desempregadas e as que ganham pouco (e até aquelas que ganham muito – se quisessem “voar” no seu “bando”) se comportassem como os gansos, talvez deixasse de haver tantos pobrezinhos.

Anúncios

5 Responses to o voo dos gansos

  1. Bonjour Bernard,

    merci pour ton commentaire. Ton erreur n’est pas grave, elle est même compréhensive puisque le mot choix en portugais est féminin. En tant que prof de français, je peux te donner un petit truc : presque tous les substantifs qui se terminent avec une consonne telle que -c (banc, hamac) , -rd (fard, lard), -as (repas, bras), -g (sang, rang), en -z (nez, rez-de-chaussée) sont presque toujours masculins. Si tu me laisses ton e-mail, je t’enverrai la liste que je donne à mes élèves adultes. Je pourrai aussi t’envoyer une jolie image avec des oiseaux (J’ai essayé de te l’envoyer mais je n’y suis pas parvenue… je ne suis pas une spécialiste en ordinateur :-(( )
    Ton blog est très bien présenté. Je vais te mettre dans mes favoris.
    Bisous tout verts

  2. Betty diz:

    Olá querido Bernard

    ____________o teu post hoje é__________muito mais que ternura ou até mesmo doçura________… desconhecia este acto tão nobre dos gansos______________os humanos muito podem aprender com estas aves maravilhosas

    BeijO_________meigO_________para o avô também:))

  3. Boa noite lindo ser,

    Que bom aqui voltar.
    Foi bom ler esta história e facto, sobre os gansos, por acaso já sabia e sempre achei o mesmo que o teu avô, mas mais assim: Se todo o ser humano aprendesse a “voar” como os gansos, não haveria tanta pobreza no mundo e tanta riqueza mal distribuida.
    Enfim, coisas que com o tempo vais aprendendo.
    Beijos em teu coração.

  4. É só pena que escrevas poucas vezes por mês.
    Tu e o teu avô tratam aqui de coisas muito interessantes.
    Sou teu cliente desde algum tempo mas só hoje me deu para te dizer Olá.
    Um abraço e continuação de bom fim de semana

  5. Nani diz:

    Olá Bernard…

    Agradeço a tua visita no meu cantinho… o tempo tem sido pouco, e o estudo/trabalho muito…

    Beijinho para ti

    Nani

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: